Fichamento O discurso do Método
Referência Bibliográfica Completa: DESCARTES, René. Discurso do método. L&PM Editores, 2004
Texto da Ficha:
Em sua obra, Descartes diz ao leitor que descobriu um novo método o qual pode guiar sua razão de uma maneira mais eficaz, aumentando gradualmente seu conhecimento. Por ter tido a oportunidade de estudar várias disciplinas em sua juventude, Descartes adquiriu uma cognição muito clara, mas, mesmo assim, se viu embaraçado em tantas dúvidas ao longo do término de seus estudos.
Então, Descartes decidiu viajar para analisar o mundo de uma outra maneira. Observando a diversidade dos costumes e opiniões entre os povos, percebeu que não lhe agradava mais buscar a ciência em outros lugares, senão a que poderia achar em si mesmo. Descartes ainda apresenta quatro preceitos lógicos para guiar-se no caminho certo: 1º - Só aceitar algo como verdadeiro desde que seja evidente por sua clareza. 2º - Dividir as dificuldades para melhor resolvê-las. 3º – Ordenar os raciocínios(dos mais simples para os mais complexos). 4º – Realizar verificações completas e gerais para não ser omitido nada.
Descartes, afirma ser um ser pensante “Penso, logo existo” A partir dessa análise, ele examina o que verdadeiramente ele é: Um ser criado por Deus, pois só Deus é perfeito. Descartes, reconhece-se imperfeito, analisando que para ser imperfeito é preciso ter uma ideia de perfeição que é o próprio Deus.
Do ponto de vista filosófico, a coisa mais interessante desta parte é a doutrina da natureza do corpo animal e humano. O que distingue o homem de outros animais é a alma. O homem diferencia-se dos animais por duas características: A linguagem e a liberdade.
Tipo de fichamento:
Resumo