e-commerce
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Por comércio eletrônico (CE, e-commerce) entende-se o processo de compra, venda e troca de produtos, serviços e informações por redes de computadores ou pela internet. Kalakota e Whinston (1997) definem o CE a partir de quatro perspectivas:
A perspectiva da comunicação, de processo comercial, de serviços e on-line. Turban e King (2004) adicionam mais duas perspectivas: A perspectiva da cooperação e a comunitária.
A perspectiva da comunicação: o CE é a distribuição de produtos, serviços, informações ou pagamentos por meio de redes de computadores ou outros meios eletrônicos.
A perspectiva de processo comercial: o CE é a aplicação de tecnologia para a automação de transações e do fluxo de trabalho
A perspectiva de serviços: o CE é uma ferramenta que satisfaz a necessidade de empresas, consumidores e administradores quanto à diminuição de custos e à elevação nos níveis de qualidade e agilidade de atendimento.
A perspectiva on-line: o CE é a possibilidade de compra e venda de produtos e informações pela Internet e por outros serviços on-line.
A perspectiva da cooperação: o CE é um instrumento de mediação inter e intracooperativa dentro de uma organização.
A perspectiva comunitária: o CE é um ponto de encontro para os membros De a comunidade poderem aprender, realizar negócios e cooperar uns com os outros.
E-BUSINESS Alguns definem o termo “comércio” como transações efetuadas entre parceiros de negócios. Por essa definição, pode-se concluir que a expressão “comércio eletrônico” é um tanto restrita. É por isso que muitos preferem o termo e-business, uma definição mais ampla de CE que não inclui simplesmente a compra e venda de produtos e serviços, mas também a prestação de serviços a clientes, a cooperação com parceiros comerciais e a realização e negócios eletrônicos dentro de uma organização.
CE PURO VERSUS CE PARCIAL
O comércio eletrônico pode exibir diversas formas, dependendo