Politicas financeiras
Em relação à empresa XYZ Ltda., onde permaneci nas horas em que lá estagiei; no que se refere às Políticas Financeiras, cabe relatar o que segue:
RELAÇÃO COM ENTIDADES DE CRÉDITO
A relação de crédito se dá com instituições financeiras, de quem se obtém; quando necessário, recursos para capital de giro em modalidades de conta garantida, giro parcelado, desconto de cheques pré datados.
CUSTOS
Como se trata de uma empresa comercial, não existe uma contabilidade de custos como se daria em uma indústria.
A empresa se utiliza do sistema i-SOLIDU E.R.P , que é um programa muito versátil criado especificamente para supermercados. O programa conta com um número enorme de possibilidades e de relatórios que podem ser montados segundo na necessidade do usuário.
Entre as funções pertinentes a custos, o que se pode destacar é que a partir do custo das mercadorias mais despesas acessórias; tais como fretes, despesas financeiras, etc. se dão a formação do preço de venda.
ORÇAMENTOS
O que pode ser notado é que a empresa não possui estrutura nem estratégias de planejamento, orçamento e controle.
O que mais se aproxima da questão “orçamento”, seria a parte operacional relativa ao planejamento das compras para comercialização.
A empresa se utiliza do sistema i-SOLIDUS para efetuar as cotações de preços das mercadorias quando o estoque destas se aproxima do ponto de reposição.
Com base nessas informações, o comprador dispara a listagem de produtos aos fornecedores cadastrados, por meio magnético. Recebe essas informações também por meio magnético. O sistema processa os preços coletados, apura o menor preço de cada fornecedor e emite relatório para compras daquele que ofertou o mesmo produto pelo menor preço.
CAPITAL DE GIRO
Até onde foi permitido avançar sem adentrar na confidencialidade dos dados, a empresa se utiliza no seu dia a dia dos recursos proveniente das vendas, dos recebimentos resultantes das vendas a prazo,