Semin rio de geografia
Priscila Cavalcanti Dutra, Thais Batista.
O que são solos?
O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas. É o material orgânico ou mineral inconsolidado na porção superior da crosta terrestre que serve de base para todas as atividades socioespaciais e naturais. A área do conhecimento que se preocupa em estudar especificamente os solos é chamada de Pedologia.
Trata-se de um recurso renovável, ou seja, o solo é um elemento natural que pode ser por diversas vezes utilizado pelo ser humano em suas atividades produtivas, embora a má utilização e a não conservação dos solos façam com que eles se tornem incultiváveis. Também é responsável por abrigar as espécies vegetais e por ser o meio de sobrevivência do ser humano e dos animais.
Como são formados?
O solo é o resultado de mudanças ocorridas nas rochas – denominadas intemperismo. Um processo lento – calcula-se que cada centímetro do solo se forma em intervalo de tempo de 100 a 400 anos. As condições climáticas existentes são a principal influência das características de cada solo.
A análise do perfil do solo, ou seja: as parcelas horizontais que o constituem desde sua origem até a superfície - local da ação do intemperismo processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. É um referencial para entendermos a constituição e intemperismos que sofreu. Ao nos referirmos ao perfil do solo, devemos considerar 5 parcelas, denominadas horizontes. Vale ressaltar que nem todo solo possui todos os horizontes bem definidos.
Para melhor compreender a sua estrutura, elaboraram-se os conhecimentos a respeito dos horizontes do