Benefícios da Atividade Física para o Cérebro
Várias pesquisas vêm sendo feitas a respeito dos ganhos que atividades físicas trazem para nosso cérebro. Seus resultados estimulam mais e mais pessoas a começarem essa prática. Além de muitas escolas, até mesmo brasileiras, reelaborarem seus currículos de educação física, para que os alunos realizem exercícios, ajudando a melhorar seus desempenhos escolares.
A prática de atividades físicas influencia no bem estar e em nossas capacidades cognitivas, como a memória, a aprendizagem, até na estrutura do cérebro, com o desenvolvimento de neurônios. Além disso, as novas descobertas afirmam que realizada ainda cedo, exercícios ajudam a construir uma rede neural mais densa, que protege contra desordens cerebrais.
Um dos benefícios é a diminuição do risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC). Ocorre pois o exercício libera o gás nítrico, dilatando os vasos. E durante a atividade, a movimentação sintetiza proteínas, que estimulam a produção de células endoteliais, gerando um revestimento mais resistente. A melhora do fluxo sanguíneo também ajuda a memória e a concentração.
A prática de atividades físicas melhora o humor, já que aumenta a produção e a liberação de neurotransmissores, que atuam com a comunicação entre células (sinapse). E a maior atividade do hipocampo, com o aumento do número de sinapses, previne sua atrofia. Relacionada à depressão e ansiedade, sendo também essa região onde são armazenadas as células-tronco, que produzem novos neurônios. Adquirimos também a melhora do desempenho do cérebro, já que haverá o equilíbrio das quantidades de substâncias, compensando déficits ou excessos.
A neuroplasticidade, ligada as conexões de células nervosas, também é beneficiada por conta dos exercícios. Já que fortalecem essas conexões e impulsiona as células-tronco a se modificarem para neurônios funcionais no hipocampo.