Desenvolvimento econômico de itajubá
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O IMPACTO DA REESTUTURAÇÃO CAPITALISTA 4
2.2 O DESENVOLVIMENTO DE ITAJUBÁ 4
2.3 PODER EXECUTIVO E SUAS SECRETARIAS 6
2.4 AS DIVERGÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO LOCAL 10
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO
A Gestão de Desenvolvimento Local é a Ferramenta que levará um determinado município ou região ao sucesso ou fracasso. Vários municípios do País têm seu potencial inexplorado devido a graves falhas de gestão, diretamente ligadas à corrupção, rixas políticas e baixo investimento em educação, saúde e infraestrutura.
Após o fenômeno da reestruturação capitalista, os municípios assumiram novas responsabilidades, mas vários deles não se assumiram como verdadeiros agentes de mudança.
O município de Itajubá, localizado no sul do estado de Minas Gerais, será citado como exemplo no decorrer desta apresentação. Cidade Universitária, Itajubá possui também diversas multinacionais de grande porte e uma localização privilegiada a poucos quilômetros das grandes metrópoles do país como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O IMPACTO DA REESTUTURAÇÃO CAPITALISTA
Na década de 1970, uma nova visão do capitalismo começou a ser abordada, focada na crise dos Estados nacionais. Tem-se o início do Estado neoliberal, onde os municípios começam a ter novas responsabilidades e o poder local passa a a ser agente principal de mudança.
As instâncias subnacionais tinham o poder de promover o desenvolvimento em modelos alternativos ao que modelo centralizador da época, oriundo do período Militar.
Os municípios não eram entes da Federação, porém com a crise, novas práticas de gestão pública municipal surgiram como possibilidades. O processo participativo dos Municípios começa ocorrer com a criação de suas próprias leis orgânicas, assumiram sua autonomia fiscal e tributária e começaram a receber mais recursos do Governo Federal.
Novos paradigmas econômicos surgem com as praticas de