INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS DE 8 A 10 ANOS
Projeto de Artigo Científico apresentado como parte das exigências da disciplina Trabalho Acadêmico do curso de licenciatura de Educação Física pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).
Introdução:
Sabe-se que nos dias de hoje as crianças se exercitam muito pouco em virtude da facilidade para terem objetos eletrônicos, para navegar na internet, jogar vídeo game, por isso elas acabam deixando de fazer atividade física regularmente.
Este tipo de vivências desfavoráveis para a prática de atividade física pode gerar para as crianças uma desmotivação para a prática de exercícios entre outros problemas, como o aumento na gordura corporal; aumentando os riscos de obesidade, de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras.
A falta de atividade física pode também atrapalhar o desenvolvimento motor da criança, deixando-a mais lenta, mais desequilibrada, mais fraca podendo interferir até no crescimento da criança.
Por estes motivos o trabalho busca identificar as melhorias que a atividade física trará para estas crianças. Problematização:
Será que as crianças praticam exercícios físicos regularmente na infância?
Objetivos:
Objetivo geral:Identificar as melhorias que a atividade física trará para crianças de 8 a 10 anos.
Objetivos Específicos:
Introduzir a atividade física no cotidiano das crianças.
Justificativa e Relevância da Pesquisa:
Estudos comprovam que a falta de atividade física na infância gera um atraso no desenvolvimento motor e psicomotor e a criança não leva bagagem nenhuma de gestos motores para a fase da adolescência, sem contar que ocorre um aumento no risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
A mudança de hábitos correlacionados a atividade física pode trazer melhorias para as crianças, com isso o trabalho vai indicar as melhorias que os novos hábitos de atividade física regularmente