A influência da obesidade infantil na prática de exercícios físicos
1.1. Desenvolvimento Infantil
A infância é o período que se estende desde o nascimento até décimo-segundo ano de vida. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade 1.
O período escolar compreende a idade de 6 a 12 anos. Nesta fase, a criança torna-se menos egocêntrica e consegue trabalhar em grupo, além de sofrer influência de diferentes pessoas com valores diversos 1.
Nesta fase a criança começa a ter noção sobre as regras básicas e os padões de comportamento da sociedade e passa a usar a comparação de si mesma com outras crianças para se conhecer melhor. A partir daí, a criança estabelece a sua auto-imagem que também influencia em grande parte na sua auto-estima 2,3.
Ao entrar na pré-adolescência, a partir dos 10 anos, fazer parte de um grupo e sentir-se aceito é fundamental para o desenvolvimento. Nesta fase o pré-adolescente pode sentir-se rejeitado por diversos motivos, inclusive a obesidade, podendo desencadear um quadro de depressão ou anorexia 3.
Para Ramey e Ramey (1998), crianças portadoras de determinados atributos biológicos ou sob efeito de determinadas variáveis ambientais têm maior probabilidade de apresentar distúrbio ou atraso em seu desenvolvimento. Estas variáveis são chamadas de fatores de risco, que aumentam a probabilidade de a criança desenvolver uma desordem emocional ou comportamental 4.
Katch e McArdle (1996) afirmam que existem três períodos críticos da vida nos quais pode ocorrer o aumento do número de células adiposas, ou seja, a hiperplasia (e também estão relacionados com os períodos críticos de surgimento da obesidade) são eles: último trimestre da gravidez (os hábitos nutricionais da mãe durante a gravidez podem modificar a composição corporal do feto em desenvolvimento), o primeiro ano de vida e o surto de crescimento da adolescência. Este tipo de obesidade (a