A Influência da Televisão na Etiologia da Obesidade Infantil
resumo
Nos últimos anos o aumento da prevalência de obesidade infantil se tornou um problema de Saúde Pública no mundo inteiro. O aumento da obesidade entre crianças e adolescentes pode ser atribuído principalmente a hábitos alimentares inadequados e sedentarismo. O objetivo deste artigo é verificar se à televisão exerce influência no consumo alimentar e na obesidade em crianças e adolescentes, tendo como base empírica a análise de revisão de artigos científicos. O que foi possível ser constatado nesse estudo. Portanto esse estudo deve alertar as autoridades públicas, para que programas e políticas continuem enfatizando a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade nas mais tenras idades, podendo incluir medidas que estimulem o lazer ativo e a redução do tempo que crianças e adolescentes permanecem em frente à TV, bem como a regulamentação da publicidade de alimentos, tais como aquelas já adotadas por órgãos de saúde nos EUA e no Brasil.
palavras-chave:
Obesidade; Criança; Adolescente; Televisão; Consumo; Sedentarismo; Mídia
INTRODUçãO
Nos últimos anos o aumento da prevalência de obesidade infantil se tornou um problema de Saúde Pública no mundo inteiro. Evidencias cientificas revelam que a aterosclerose e a hipertensão arterial, doenças típicas dos adultos, são processos patológicos, que em muitos casos, começam na infância e na adolescência.
No Brasil, A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, apresentou um aumento importante no número de crianças acima do peso no país, principalmente na faixa etária entre 5 e 9 anos de idade.
A obesidade é um acúmulo de tecido gorduroso, localizado em todo o corpo, causado, na maioria das vezes, por alterações nutricionais7
O aumento da obesidade entre crianças e adolescentes pode ser