sistema reprodutor feminino
São dois órgãos de forma oval, localizados nas laterais da cavidade pélvica. Têm aproximadamente de 3 a 4 cm de comprimento e em seu interior existem estruturas chamadas de folículos, cada uma envolve um óvulo. Esses óvulos, ao atingirem a puberdade, são liberados uma vez por mês (ovulação) por comando da FSH (hormônio folículo estimulante. Existem cerca de 400 mil ovários imaturos que terão um período de utilização, da puberdade até mais ou menos os 50 anos. Após esse período os ovários irão diminuir de tamanho. Os ovários também produzem o hormônio estrogênio que irá desenvolver as características femininas (mamas, timbre de voz etc).
Trompas de Falópio
São dois tubos que ligam os ovários ao útero. Têm aproximadamente 12 cm de comprimento. Na parte que se liga aos ovários apresentam franjas para poder capturar o óvulo que sai do ovário (ovulação). Também será no primeiro terço da trompa que o espermatozóide terá de encontrar o óvulo, para poder fecundá-lo. No interior das trompas existem cílios para poderem empurrar o óvulo em sua caminhada, pois estes não tem estrutura de locomoção como o espermatozóide tem. Tem a função de coletar o óvulo da cavidade abdominal, após ser expelido do ovário (ovulação), e, uma vez coletado, é conduzido em direção ao útero. Normalmente a fertilização ocorre ainda em seu interior.
Útero
É o órgão muscular que aloja o embrião, após uma semana de fecundação até o final de seu desenvolvimento, quando ocorre o trabalho de parto. Por ser um órgão oco, é revestido internamente por uma membrana (endométrio) que mês a mês é renovada, saindo pela vagina em forma de pequeno sangramento (menstruação), juntamente com o óvulo que não foi fecundado.
Vagina
É o órgão da cópula feminina que faz a ligação do útero com o meio ambiente. É revestida por uma mucosa que tanto permite a passagem da menstruação, como a do bebê durante o parto. Próximo da abertura da vagina existe uma pequena membrana que fecha parcialmente a vagina,