Influenciadores na Administração
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
INFLUÊNCIA DE PLATÃO E JOHN STUART NA ADMINISTRAÇÃO
ALEXANDRE MOTA
GISELI SCHULTZ
LARISSA PICKLER
PAMELA VOOS
PROFESSORA ANA PAULA DE OLIVEIRA CASTRO
Fundamentos de Administração
Joinville- SC
2014
ALEXANDRE MOTA
GISELI SCHULTZ
LARISSA PICKLER
PAMELA VOOS
INFLUÊNCIA DE PLATÃO E JOHN STUART NA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho de Fundamentos de Administração apresentado ao curso de Administração da Universidade da Região de Joinville- Univille- sobre os Influenciadores da Administração, sob orientação do Professor (a) Ana Paula de Oliveira Castro.
Joinville-SC
2014
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho apresentaremos as influências e as principais teorias de Platão e John Stuart Mill para Administração. O objetivo deste trabalho além de aumentar os conhecimentos dos autores, é apresentar uma ideologia clara para quem possa lê-o.
PLATÃO
Nascido por volta de 428 a.C. - 347 a.C. Platão foi um jovem aristocrata, duas vezes coroado nos jogos atléticos nacionais (o apelido “Platão” tem origem em seus largos ombros), seus dons intelectuais e físicos pareciam reservar-lhe uma brilhante carreira política numa Atenas que, na época, atingiu o seu apogeu. Foi um apologista e professor dos ensinamentos socráticos. Sua filosofia era abordada, principalmente, através da matemática, a ponto de ter escrito em sua porta a seguinte inscrição: “Não entre quem não conheça geometria.” Dedicou-se também aos estudos da lógica e da metafísica. Na sua escola ou Academia, Platão tinha o objetivo de ensinar, sobretudo a ética. “A Academia funcionava como uma escola de instrução política que formava estadistas e legisladores. Platão enviou discípulos a vários estados para organizá-los.” A Academia influenciou de forma bastante abrangente na questão da formulação das leis, e era consultada pelos grandes políticos da