AMBEV
Influenciadores das
Organizações Modernas
(Evolução do pensamento administrativo)
Memória de Aula Disciplina - Teoria das Organizações
S
Influenciadores das Organizações Modernas
S As Primeiras Civilizações:
S As origens de alguns conceitos e práticas modernas de
administração podem ser atribuídas a civilizações muito antigas. S Muitos governantes usaram seus servidores para executar seu desejo soberano, conferindo a esses servidores a devida autoridade através da delegação.
S As primeiras civilizações ofereceram exemplos da antiga prática da administração. A necessidade de líderes, da divisão do trabalho, da amplitude administrativa, da avaliação de desempenho e de outras idéias administrativas.
1
24/02/14
Influenciadores das Organizações Modernas
S Influência dos Filósofos:
S Sócrates (filósofo grego: 470 a.C. – 399 a.C.): Define a
administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
S Francis Bacon (filósofo inglês: 1561 – 1626): Desenvolveu estudos científicos para separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental.
S René Descartes (filósofo francês: 1596 – 1650): Desenvolveu o princípio cartesiano que influenciou princípio de divisão do trabalho, ordem e controle.
Influenciadores das Organizações Modernas
S Influência da Administração Baseada no Poder:
S À medida que o poder dos governantes das primeiras
civilizações aumentava, alguns deles se tornaram líderes terrenos e espirituais do povo. Para administrar desenvolveram regras e tabus de conduta, utilizando o temor ao sobrenatural e o medo do ridículo mundano para garantir a adesão e a obediência às suas regras.
S Em outras épocas o poder dos governantes passou a influenciar o comportamento de seus liderados através do emprego da força física, simbólica e/ou carismática.
2
24/02/14
Influenciadores das Organizações Modernas
S