influencia sociodemográfica do futebol
O autor apóia-se,diante da natureza do estudo,na seguinte definição de Barbanti(2006, pg. 57):
Esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos.
A atividade física, por sua vez, é considerada qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulte em gasto energético acima dos níveis de repouso (CASPERSEN; POWELL; CHRISTENSEN, 1985). A frente desses conceitos,o autor afirma que: "o esporte é uma atividade física, porém nem toda atividade física é um esporte.
O autor mostra dados que comprovam o crescimento do futebol ao redor do mundo,além disso,mostra também a grande importância do futebol para o Brasil,indicando o alto índice de ascensão social nos milhares de adolescentes que praticam esta modalidade em comunidades carentes.
O autor dá grande ênfase a uma sugestão feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças - CDC (CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION, 1997),mostrando a necessidade de incentivos à pratica de atividade física nas escolas e na comunidade como uma maneira de promovê-la, durante o lazer, entre crianças e adolescentes, pois esta modalidade poderia ser uma maneira prazerosa dos jovens aumentarem os níveis de prática e resultar em melhoras na aptidão física, relações sociais, produtividade e rendimento acadêmico.
É mostrado também,uma grande gama de benefícios para os adolescentes praticantes do futebol,como perfil lipídico mais favorável e benefícios aos mais variados órgãos e sistemas do corpo.Mesmo com evidencias que comprovam a importância de atividades físicas como o futebol,estudos mostram que em boa parte da população de adolescentes não se interessa em atividades físicas moderadas e vigorosas.Porém, esses estudos não investigaram os fatores associados à prática de futebol, que pode ser uma