Influencia do Macroambiente
O crescimento da competitividade no mundo dos negócios faz com que as empresas que desejam permanecer no mercado mantenham um acompanhamento constante das suas estratégias e direcionem seus esforços em seus diferenciais competitivos.
As empresas não conseguem sobreviver isoladamente, elas fazem parte de um sistema dinâmico e em constante mudança que afeta diretamente todas as atividades da organização. Dessa maneira, conhecer o macroambiente (ambiente econômico, ambiente político-legal, ambiente tecnológico, ambiente sócio-demográfico, ambiente sócio-cultural e ambiente físico-natural) e o microambiente (fornecedores, intermediários, concorrente, clientes e públicos) é tarefa básica em qualquer mercado, não sendo diferente na indústria farmacêutica.
No ambiente econômico o dólar e a inflação são os principais fatores que influenciam. No caso da indústria farmacêutica multinacional, o dólar influencia com sua variação afetando diretamente o planejamento estratégico de investimentos, de exportação e de importação de produtos e matéria-prima. Já na inflação, quando há uma elevação de seus índices, leva os consumidores a preferirem marcas mais baratas devido à alta nos preços, no Brasil desde que foi instituído o Plano Real (1994), causou uma estabilidade econômica e queda nos índices de inflação.
Com grande destaque, no ambiente político-legal, surge a ação regulamentadora da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que é um órgão público federal que está vinculado ao Ministério da Saúde. A ANVISA é responsável pela maioria das leis que afetam o dia-a-dia da indústria farmacêutica, dentre as principais leis e normativas, a Lei 9.787 de 10 de fevereiro de 1999, chamada Lei dos Genéricos foi a que trouxe maior impacto, principalmente à indústria farmacêutica multinacional,