Influ Ncia Dos Elementos Qu Micos No A O
B Boro – ponto de fusão 2040º C. Aumenta a profundidade da camada temperada e a dureza do núcleo nos aços temperados. Nos aços inoxidáveis austeníticos, aumenta o limite elástico, diminuindo a resistência à corrosão.
C Carbono – ponto de fusão 3737º C. É o principal elemento de liga no aço. Por definição, “Aço é a liga ferro-carbono, contendo geralmente entre 0,008 até 2,11% do peso em carbono.” O carbono encontra-se combinado com o ferro, formando a cementita, cuja fórmula é Fe3C. Enquanto que o ferro puro é bem maleável, a cementita é bem dura. Portanto, pode-se dizer que a principal propriedade conferida ao aço pelo carbono é a dureza. Aumenta, também, o limite de resistência à tração e a temperabilidade, mas diminui a tenacidade e soldabilidade.
Co Cobalto – ponto de fusão 1492º C. Aumenta a resistência ao revenimento, a condutividade térmica e aumenta consideravelmente o magnetismo residual, aumentando também o limite de resistência à tração a quente. Não é elemento formador de carbonetos.
Cr Cromo – ponto de fusão 1920º C. Elemento que favorece a formação de carbonetos em um aço. Por conseguinte, aumenta a dureza e a resistência à tração do aço. Aumenta, também, a temperabilidade e em grandes quantidades a resistência à corrosão, mas diminui um pouco a tenacidade e bastante a soldabilidade. Em média, o limite de resistência à tração aumenta 8 a 10 kg/mm2 com a adição de 1% de Cr, mas a resistência ao impacto diminui.
Cu Cobre – ponto de fusão 1084º C. Melhora os limites de resistência à tração e o limite de escoamento dos aços, mas diminui as propriedades de elasticidade. Em pequenas quantidades, torna o aço resistente à ferrugem.
H Hidrogênio – ponto de fusão 262º C. Elemento indesejável, porque fragiliza o