Influ Ncia Da Educa O F Sica Nos Anos 50 Ao
Física
.
Influência da Educação Física
Brasileira nos anos 50 ao 70.
A educação física como é conhecida hoje nas escolas, sofreu diversas influências no decorrer da história, a maioria das influências ocorreram até os anos 50, onde podemos citar as influências positivistas, médicas, militares e os pensamentos pedagógicos gerais.
Nos anos 10 e 20, ocorreram alguns modelos importados de outros países a fim de caracterizar a educação física. Foi introduzida a ginástica Alemã e Sueca, além do método francês. Nesta época no mundo, segundo
Langlade (1970) surgiram às quatro principais tendências da educação física no mundo, sendo as três trazidas pelo Brasil, além da escola Inglesa, que se diferenciava por estarem relacionadas aos jogos, atividades atléticas e ao esporte, enquanto os outros métodos surgiam como os três grandes movimentos ginásticos do século XIX. Neste período até por volta dos anos 30, pode-se perceber a grande influência da educação física higienista, tendência que tinha como tópicos garantir a aquisição e manutenção da saúde individual.
Na era de Vargas (1930-1945), a educação física militarista foi tomando lugar da educação física higienista. Já nos 50 e 60 ocorre a introdução do método desportivo generalizado, onde se iniciou a tendência que persiste até hoje, a forma de iniciação esportiva nas series iniciais até o final do ciclo escolar.
Durante estes primeiros 50 anos, pudemos observar que na história, existiram várias divergências entre a teoria e a prática. Um bom exemplo disso é a junção de meninos e meninas na mesma turma, oriundo da teoria de escola novista (anos 20) só chegando às escolas muito tempo depois.
Os anos 70 foram o período onde a educação física teve fortes influências políticas. Devido o regime militar, o governo investiu forte no nacionalismo, na interação entre os estados e na segurança nacional. A educação física neste momento foi utilizada como forma de criar homens
mais