Am Rica Do Norte 2
A América do Norte é banhada pelo Oceano glacial Ártico a norte, pelo Oceano Pacífico a oeste e pelo Oceano Atlântico a leste.
Relevo
• Oeste: abriga uma série de cadeias de montanhas, muitas dessas são vulcões que se encontram em atividade e, por isso, há uma grande ocorrência de terremotos. Algumas das montanhas são: Cadeia da Costa, Montanhas Rochosas e Serra Nevada.
• Leste: região onde se encontram planaltos e montanhas que sofreram diversos e longos processos erosivos. Alguns planaltos são: Labrador (Canadá) e Monte Apalache (Estados Unidos).
• Centro: essa região abriga extensas áreas compostas por planícies, abrangendo também rios e lagos.
Hidrografia
A América do Norte possui uma diversificada hidrografia. No território canadense, a predominância são os lagos (existem pelo menos 150 mil lagos, a grande maioria é de origem glacial). A maior concentração de lagos da está localizada entre as fronteiras dos Estados Unidos e do Canadá.
Quanto aos rios, no Canadá o que se destaca é o Rio São Lourenço e nos Estados Unidos o Rio Mississipi, que tem capacidade de navegação.
Clima e vegetação
Em razão da dimensão territorial, na América do Norte são desenvolvidos diversos tipos de composição vegetativa e climática. Os principais são:
Tundra: tipo de vegetação que se desenvolve a partir do degelo. É composto por liquens, musgos, ervas e arbustos de baixa estatura, em razão do clima frio com invernos longos e rigorosos.
Floresta Temperada: esse tipo de vegetação ocorre em regiões onde predomina o clima temperado. Caracteriza-se por apresentar as estações do ano bem definidas com invernos frios e verões quentes (clima temperado oceânico), as florestas temperadas são compostas por árvores caducifólias (plantas que perdem suas folhas em determinadas épocas do ano) e musgos, e há presença de cedros, carvalhos e pinheiros.
Estepe e Pradaria: ocorre em áreas que possuem clima semiárido, com temperaturas elevadas e longos