Inflação
ALUNA: KELLY PONTES DE CARVALHO DO AMARAL FERREIRA
INFLAÇÃO
INFLAÇÃO: AUMENTO PERSISTENTE E GENERALIZADO NO INDICE DE PREÇOS , OU SEJA, OS MOVIMENTOS INFLACIONÁRIOS SÃO AUMENTOS CONTINUOS DE PREÇO . NÃO SE CONFUNDEM COM ALTAS ESPORÁDICAS.
FONTES DA INFLAÇÃO: A) TIPO DE ESTRUTURA DE MERCADO: COMO É REPASSADO O AUMENTO DE CUSTO DOS PRODUTOS B) GRAU DE ABERTURA DA ECONOMIA AO COMERCIO EXTERIOR: QUANTO MAIS ABERTO AO COMERCIO EXTERIOR MAIOR É A CONCORRENCIA INTERNA C) ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES TRABALHISTAS: QUANTO MAIOR O PODER DE BARGANHA DOS SINDICATOS MAIOR O REAJUSTE DOS TRABALHADORES
INFLAÇÃO DEMANADA: REFERE-SE AO EXCESSO DE DEMANDA AGREGADA EM RELAÇÃO A PRODUÇÃO DISPONÍVEL DE BENS E SERVIÇOS . RELAÇÃO INVERSA ENTRE A TAXA DE SALÁRIO NOMINAL E A TAXA DE DESEMPREGO. PARA COMBATER A INFLAÇÃO DA DEMANADA DEVE-SE AUMENTAR AS TAXAS DE JUROS, CONTROLAR O CREDITO , REDUZIR O VOLUME DA MOEDA EM CIRCULAÇÃO E ETC.
INFLAÇÃO DE CUSTOS: O NIVEL DE DEMANDA PERMANECE O MESMO., MAS OS CUSTOS AUMENTAM , PROVOCANDO O AUMENTO DE PREÇOS.
CAUSA COMUM DO AUMENTO DE CUSTO: AUMENTO SALARIAL, AUMENTO DE CUSTO DA MATÉRIA PRIMA, ESTRUTURA DE MERCADO(MONOPOLIO)
EFEITOS PROVOCADOS POR TAXAS ELEVADAS DE INFLAÇÃO :
SE OS PREÇOS( IMPOSTOS, SALARIOS, ALUGUEIS, ETC) SE ELEVASSEM AS MESMAS TAXAS CORRERIA APENAS UMA ELEVAÇÃO NO NIVEL GERAL DE PREÇOS , MAS NÃO É ISSO QUE OCORRE NUM PROCESSO INFLACIONÁRIO, POIS O AUMENTO DIFERE ENTRE VÁRIOS SEGMENTOS SENDO UNS MAIS ONERADOS QUE OUTROS.UMA DAS DISTORÇÕESM MAIS GRAVES NA INFLAÃO DIZ RESPEITO Á REDUÇÃO RELATIVA DO PODER AQUISITIVO DAS CLASSES QUE DEPENDEM DE RENDIMENTO FIXO (ASSALARIADOS)
AS ELEVADAS TAXAS DE INFLAÇÃO EM NIVEIS SUPERIORES AO AUMENTO DE PREÇOS INTERNACIONANIS ENCARECEM O PRODUTO NACIONAL EM RELAÇÃO AO PRODUTO ESTRANGEIRO, ESTIMULANDO A IMPORTAÇÃO E DESISTIMULANDO A EXPORTAÇÃO. MAIOR INFLAÇÃO MENOR ARRECADAÇÃO REAL DO GOVERNO. O SETOR EMPRESARIAL É SENSIVEL Á