Linguagem c
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA PARAÍBA
Linguagem C
Professor: Giovanni L. C. Melo
Semestre 2008 / 2
Capítulo 1
Linguagem C
Uma visão geral de C C é o resultado de um processo de desenvolvimento que começou com uma linguagem chamada BCPL, que ainda está em uso na sua forma original, na Europa. A BCPL influenciou uma linguagem chamada B, que na década de 70 levou ao desenvolvimento de C. Com a popularidade dos microcomputadores, um grande número de implementações de C foi criado. Para remediar possíveis discrepâncias, o ANSI (American National Standards Institute) estabeleceu no verão de 1983, um comitê para criar um padrão que definiria de uma vez por todas a linguagem C.
C é uma linguagem de Médio Nível C é tratada como uma linguagem de médio nível porque combina elementos de linguagem de alto nível com a funcionalidade da linguagem assembly. Como uma linguagem de médio nível, C permite a manipulação de bits, bytes e endereços de memória – elementos básicos com os quais o computador funciona.
C é uma linguagem Estruturada A característica especial de uma linguagem estruturada é a compartimentalização do código e dos dados. Trata-se da habilidade de uma linguagem de seccionar e esconder do resto do programa todas as informações necessárias para se realizar uma tarefa específica. Uma outra característica importante de uma linguagem estruturada é a disponibilização de diversas estruturas de fluxo de execução de programas, como desvios, seleção, repetição, etc... O principal componente estrutural do C é a função. Funções são blocos de construção em que toda a atividade do programa ocorre. Elas admitem que você defina e codifique separadamente as diferentes tarefas de um programa, permitindo que seu programa seja modular.
Outras Características Um código em C é muito portável. Portabilidade significa que é possível adaptar um programa escrito para um tipo de computador ou sistema operacional para outro. Assim como todas