Inflação
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANA PAULA CAMPOS
INFLAÇÃO
CRICIÚMA
2014
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANA PAULA CAMPOS
INFLAÇÃO
Trabalho de Matemática Financeira, apresentado para obtenção de nota no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
CRICIÚMA
2014
1 INFLAÇÃO
O aumento de preços é percebido na grande maioria dos bens. Há uma diminuição do poder de compra devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.
1.1 DEFINIÇÃO CONFORME ALGUNS ECONOMISTAS
Segundo Pedro Rossi, professor no Instituto de economia da UNICAMP, “a taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."
Para o professor da Faculdade de Economia e Administração da UPS, “ é o crescimento persistente e generalizado do nível de preços. A inflação é um fenômeno de longo prazo."
O professor doutor Davi Simão Silber, do Departamento de Economia da UPS, afirma que a inflação
"A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."
"É o crescimento persistente e generalizado do nível de preços. A inflação é um fenômeno de longo prazo."
"Inflação é uma alta persistente e generalizada dos preços em uma determinada economia."
"É um fenômeno em que a maioria dos preços vai sendo reajustada com uma frequência mensal. O último índice oficial de inflação que foi divulgado mostrou que o índice de difusão do IPCA foi de 64%, o que significa que, dos preços pesquisados, 64% tiveram algum tipo de reajuste para cima. É uma remarcação de preço generalizada – que pode ser pequena ou pode ser grande, por algum tipo de acidente, para algum tipo específico de produto." (SILBER, 2014)
1.2 TIPOS DE INFLAÇÃO
Existem quatro