Infiltração de agua no solo
INFILTRAÇÃO DE AGUA NO SOLO
Trabalho acadêmico sobre infiltração, apresentado ao Prof. Alvaro José Back, da disciplina de Hidrologia.
UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense
Araranguá - SC — Maio de 2011
INTRODUÇÃO
O Objetivo do trabalho a seguir é mostrar os conceitos, grandezas, fatores intervenientes, medidas, equações, capacidades e velocidades da infiltração de água no solo.
CONCEITOS
A infiltração é o processo pelo qual a água penetra nas camadas superficiais do solo, se move para baixo através dos vazios pela ação da gravidade, até atingir uma camada impermeável formando um lençol d’água.
GRANDEZAS
1 – Velocidade de infiltração: É a velocidade média com que a água atravessa o solo, ou seja, é a vazão dividida pela secção do escoamentos. A área inclui a projeção dos poros por onde escoa a água e a projeção da área dos órgãos. É a velocidade de Darcy.
V=K.dh/dt
2 – Capacidade de infiltração: É a taxa máxima que um solo é capaz de absorver água, sob uma dada condição. Geralmente é expressa em mm/h.
A intesidade da chuva (i) afeta a quantidade de água que se infiltra no solo e a que escoa superficialmente. Se a taxa real de infiltração é fa, então a capacidade de infiltração fp representa o Maximo valor de fa: i > fp fa = i
FATORES QUE INTERVEM NA CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO
1 – Tipo de solo: A capacidade de infiltração varia diretamente com a porosidade e com o tamanho das partículas do solo. As características presentes e, pequena camada superficial, com espessura da ordem de 1cm, tem grande influencia sob a capacidade de infiltração.
2 – Umidade do solo:Quando a água é aplicada em um solo seco, não há movimento descendente dessa água ate que as partículas do solo estejam envolvidas por uma fina película de água. As forças de atração molecular e capilar fazem com que a capacidade de infiltração (fp) inicial de um solo seco seja muito alta. A medida que a água percola, a camada