Relatório de inorgânica
1- Introdução
As experiências de laboratório em química, assim como em outras ciências quantitativas, envolvem muito freqüentemente medidas de temperatura, de massa e de volume, que são posteriormente utilizadas em cálculos. Nesta experiência nós aprendemos a realizar diferentes medições com suas peculiaridades específicas.
Medidas
Sempre que uma medida é efetuada, deve-se levar em consideração o erro a ela inerente. O erro de uma medida é muitas vezes limitado pelo equipamento que é empregado na sua obtenção. Em uma medida exata, os valores encontrados estão muito próximos do valor verdadeiro. A precisão refere-se às diversas determinações de uma medida que estão entre si. Medidas podem ser precisas sem serem exatas, devido a algum erro sistemático. O ideal é que as medidas sejam precisas e exatas. A precisão de uma medida pode ser melhorada aumentando-se o número de determinação de uma medida e fazendo-se o valor médio das mesmas.
Medidas de Temperatura
Em princípio, qualquer propriedade sensível à temperatura pode ser usada como um transdutor de temperatura. Em geral, o mais utilizado é o termômetro de vidro, variando-se o líquido contido no vidro (mercúrio ou álcool). A leitura de um termômetro depende da expansão relativa do líquido e do vidro. Portanto, a temperatura do meio externo afeta a leitura do termômetro.
Medidas de Massa
As balanças são instrumentos adequados para medir massas. O manuseio de uma balança requer muito cuidado, pois são instrumentos delicados e caros. Quando de sua utilização, podemos observar alguns cuidados gerais:
⇒ Manter a balança sempre limpa;
⇒ Não colocar os reagentes diretamente sobre o prato da balança;
⇒ Os objetos a serem pesados devem estar limpos, secos e à temperatura ambiente;
⇒ O operador não deve se apoiar na mesa em que a balança está colocada.
Medidas de Volume
Para se efetuar medidas de volume, faz-se necessário a utilização de pipetas, provetas e