relatorio de infiltração da água no solo
Centro de Ciências Agrárias - CCA
Departamento de Engenharia Agrícola e Solos - DEAS
Curso: Engenharia Agronômica
Disciplina: Irrigação e drenagem
Professor: Francisco Edinaldo Pinto Mousinho
Teste de infiltração pelo método de infiltrômetro de anel
.
Conrado Nunes de Sousa
Teresina, maio de 2014
Introdução
Infiltração é a transferência de água da superfície para o interior do solo. Pode-se definir também como sendo o fenômeno de penetração da água nas camadas de solo próximas à superfície do terreno, movendo-se para baixo, através de vazios, sob a ação da gravidade, até atingir uma camada suporte que a retém, formando então a água do solo. É um fenômeno que depende da água disponível para infiltrar, da natureza do solo, do estado da superfície, das quantidades de água e ar, inicialmente presentes no seu interior, da inclinação do terreno, da cobertura vegetal e do tipo de chuva. À medida que a água infiltra pela superfície, as camadas superiores do solo vão se umedecendo de cima para baixo, alterando gradativamente o perfil de umidade.
O grau de absorção de água de um solo está diretamente relacionado com a intensidade da chuva, a declividade do terreno, a existência de obstáculos ao caminhamento da enxurrada sobre o solo (cobertura vegetal) e a capacidade de infiltração do solo (dependente das suas condições estruturais, textura, porosidade, conteúdo de matéria orgânica, porosidade, umidade e atividade biológica) (CARDURO e DORFMAN, 1988).
Segundo Reichardt (1987), o conhecimento da taxa de infiltração é imprescindível para a elaboração de um projeto de irrigação com objetivo de obter maior rendimento das culturas, e a velocidade de infiltração de água em um solo (VI) é também um fator muito importante, já que ela determina o tempo em que se deve manter a água na superfície do solo ou a duração da aspersão, buscando a aplicação de uma