Hidrologia - Infiltração da água no solo
INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO
Denomina-se infiltração o processo pelo qual a água penetra no solo no sentido vertical através da superfície, sendo então, um volume de água que atravessa uma superfície plana transversal do solo na unidade de tempo.
1. FATORES QUE INTERVÊM NA CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO
a) Textura do Solo: a velocidade de infiltração (Vi) depende diretamente da textura e estrutura dos solos, uma vez que estas determinam a quantidade de macroporos presentes no perfil do solo, que é um fator de extrema importância na condutividade hidráulica do solo.
Os solos de textura mais grossa (arenosos) possuem maior quantidade de macroporos do que os solos mais finos (argilosos) e, conseqüentemente, apresentam maior condutividade hidráulica e taxa de infiltração. Por outro lado, solos argilosos bem estruturados, ou com estrutura estável, podem apresentar maiores taxas de infiltração do que os solos com estrutura instável, pois estes podem apresentar dispersão quando umedecidos. A estabilidade dos agregados é determinada por agentes cimentantes presentes nestes solos.
b) Condições de Superfície do Solo: tipo de cobertura vegetal, tipo de preparo e manejo para cultivo, efeito da chuva ou irrigação (selamento superficial), compactação provocada por máquinas agrícolas e vários outros fatores que ocorrem na superfície do solo influenciam diretamente na infiltração.
c) Condições Internas do Solo: diversas condições podem surgir nas camadas subsuperficiais que também vão interferir nas condições de infiltração da água no solo. Algumas delas são: adensamento do perfil, comportamento das argilas, rachaduras, inchamento e dispersão, flora e fauna do solo (canais biológicos), teor de umidade presente no solo...
d) Características da Água: a condutividade hidráulica depende tanto do material poroso como da qualidade do fluido que ele recebe. A temperatura, a presença de partículas em suspensão, a qualidade física e química, a proporção e