Apostila infiltração
Capítulo 7 - Infiltração
7. INFILTRAÇÃO
HIDROLOGIA BÁSICA
Capítulo 7 - Infiltração
7 - INFILTRAÇÃO
7.1 - Conceituação Geral
Uma gota de chuva pode ser interceptada pela vegetação ou cair diretamente sobre o solo. A quantidade de água interceptada somente pode ser avaliada indiretamente e é normalmente pequena em relação a precipitação total.
A água que atinge o solo poderá evaporar, penetrar no solo ou escoar superficialmente. A quantidade evaporada durante as chuvas intensas é desprezível em relação ao total precipitado.
A água infiltrada sofrerá a ação de capilaridade e será retida nas camadas superiores do solo se esta prevalecer sobre a força da gravidade. A medida que o solo se umedece a força da gravidade passa a prevalecer e a água percola em direção às camadas mais profundas. O conhecimento deste processo é essencial para o dimensionamento de projetos de irrigação e será visto em maiores detalhes em outra seção deste texto.
Os principais fatores que influem no processo de infiltração são:
- umidade do solo - quanto mais saturado estiver o solo, menor será a infiltração.
- geologia - a granulometria do solo condiciona a sua permeabilidade. Quanto mais fino for o solo menor será a infiltração.
- ocupação do solo - os processos de urbanização e devastação da vegetação diminuem drasticamente a quantidade de água infiltrada ocorrendo o contrário com a aplicação de técnicas adequadas de terraceamento e manejo do solo.
- topografia - declives acentuados favorecem o escoamento superficial direto diminuindo a oportunidade de infiltração.
- depressões - a existência de depressões provoca a retenção da água diminuindo a quantidade de escoamento superficial direto. A água retida infiltra no solo ou evapora.
7.2 - Métodos de Avaliação
Apresenta-se a seguir os diversos métodos para quantificar a infiltração no solo.
a) Fórmula de Horton
O fenômeno da infiltração pode ser representado matematicamente pela