Infiltração da água em diferentes tipos de solo
DIFERENTES TIPOS DE SOLO
Marechal Cândido Rondon – Paraná, novembro de 2007.
Trabalho descritivo e analítico sobre a infiltração de água no solo.
A infiltração consiste na passagem da água que pode ser predominante das precipitações, através da superfície do solo, onde a água vai ocupando os poros existentes no solo. De tal modo, torna-se importante para o crescimento da vegetação, para o abastecimento dos aqüíferos e também é importante para reduzir o escoamento superficial, cheias ou processos erosivos.
Portanto, quando estudamos a infiltração da água no solo percebemos amplamente a importância da ciência pedológica na geografia, levando-nos a compreender o ciclo hidrológico nos diferentes tipos e aspectos do solo. E dentre as diversas funções que cabem ao solo, obviamente a retenção de água é considerada com suma importância. Assim, neste estudo encontra-se a caracterização de alguns tipos de solos que foram coletados de diferentes localizações geográficas, justamente para ser analisada a maneira de como ocorre à infiltração da água em cada solo.
Contudo, é possível construir um olhar mais preciso quanto à formação da paisagem em si, considerando a vegetação e a ação antrópica predominante em cada região onde o solo efetivamente foi coletado.
Da caracterização das amostras de solos coletados, temos:
Amostra A: Solo típico do extremo oeste paranaense, aparentemente argiloso, sem umidade perceptível, seco. Tal amostra foi coletada em uma mata fechada, entre a sombra das árvores. Portanto na sua composição encontram-se materiais orgânicos predominantes da decomposição de plantas e animais.
Amostra B: Solo predominante da região da cidade de Curitiba, com um tom cinza é considerado seco e compactado, ou seja, suas partículas são mais unidas formando uma estrutura mais firme. Pode ser denominado como Latossolo vermelho-amarelo. Amostra C: Solo