Infertilidade
A subfertilidade é a incapacidade do casal de engravidar e ter um filho após um ano ou mais de relações sexuais regulares, sem o uso de métodos contraceptivos, como, por exemplo, camisinha, pílula, etc.
A subfertilidade e a infertilidade podem acometer tanto homens quanto mulheres. No entanto, hoje há vários tipos de tratamento disponíveis, o que torna possível para a maioria dos casais o sonho de ter um bebê.
O tipo de tratamento a ser escolhido vai depender de cada caso, assim como da idade da mulher, da(s) causa(s) da infertilidade e das respostas a tratamentos anteriores.
Como dissemos antes, a subfertilidade e a infertilidade podem acometer tanto os homens quanto as mulheres, e várias são as causas. De um modo geral, sabe-se que a infertilidade ocorre em 30%-40% dos casos por problemas femininos; em 30%-40% dos casos por fatores masculinos e em 10%-30% dos casos por fatores relacionados ao homem e à mulher.
Para entender melhor as causas da subfertilidade e infertilidade, vamos falar um pouco sobre como funciona o corpo da mulher e o do homem, e como ocorre a gravidez.
1.1. Sistema Reprodutor Feminino
O sistema reprodutor feminino consiste de dois ovários, que estão de cada lado do útero e que estão ligados a ele através das chamadas tubas de Falópio. O útero, por sua vez, tem ligação com o meio exterior através da vagina.
Os ovários contêm ovos, conhecidos como óvulos, os quais ficam dentro de pequenas bolsas chamadas de folículos ovarianos. As meninas já nascem com cerca de 400.000 óvulos em seus ovários, porém estes ainda não estão maduros. Depois que a menina entra na puberdade e começa a ter menstruações (regras), a cada mês, ou melhor, a cada ciclo menstrual. Vários óvulos começam a crescer nos ovários, mas geralmente apenas um deles cresce e amadurece o suficiente para depois ser fertilizado por um espermatozóide. As mulheres já nascem com um número limitado de