Sistema de Tratamento de Água
1) Quais as finalidades da reservação pública de água? Em uma cidade de pequeno porte (pequena população) quais fatores definem a implantação de uma ou mais de uma unidade de reservação.
Reservatório de Acumulação - Construído com a finalidade de criar um lago artificial para armazenar certo volume de água destinada ao abastecimento das populações, abastecimento industrial, aproveitamento hidroelétrico, irrigação, controle de cheias, regularização de cursos de água, etc.
Reservatório de Distribuição - Usado no abastecimento das comunidades, é construído para garantir a quantidade de água necessária e, ou, melhorar as condições de pressão da água na rede de distribuição.
Água necessária no Reservatório de Distribuição
a) Reserva de Equilíbrio - permite que a adutora seja dimensionada para a demanda média e não para a demanda máxima tornando-a, assim, mais econômica.
b) Reserva Adicional ou Emergencial - água armazenada para ser utilizada quando a adução for anormalmente interrompida.
c) Reserva de Incêndio - água para dar combate a incêndios.
Em áreas pequenas ou de pequena população, normalmente se utiliza apenas uma unidade de reservatório, nas cidades com divisão de zonas de pressão, utiliza-se um para cada zona de pressão.
2) Quanto ao tipo (elevado, apoiado, enterrado ou semienterrados) quais as condições para a indicação em projeto? Quais os principais materiais utilizados na construção de reservatórios públicos?
Enterrado (quando completamente embutido no terreno).
Semienterrado ou semi-apoiado (altura líquida com uma parte abaixo do nível do terreno).
Apoiado (laje de fundo apoiada no terreno);
Elevado (reservatório apoiado em estruturas de elevação);
Stand pipe (reservatório elevado com a estrutura de elevação embutida de modo a manter contínuo o perímetro da secção transversal da edificação).
Os reservatórios enterrados são os mais econômicos devendo ser adotados sempre que possível. Suas formas