Nelson Mandela
Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu, localizada na África do Sul. Era filho único do casal Henry Mgadla Mandela e Noseki Fanny, uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu. Se tornou um dos mais importantes políticos que atuaram pelo apartheid (conjunto de leis que impunha uma segregação racial, política e econômica à maioria da população, negros, asiáticos e miscigenados, por uma minoria composta por brancos) na África do Sul. Tornou-se um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.
Frases do Mandela
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
“O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo.”
“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração."
“Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto à gente mudou.”
"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."
Prisão Mandela começou a combater pacificamente o apartheid, mas em 1956 foi preso pela primeria vez, foi acusado de traição junto à outras 150 pessoas. Mais tarde, todos foram libertados, mas a prisão repercutiu. Influenciado por acontecimentos, como o massacre em Sharpeville e o período em que ficou preso, na década de 60 as idéias pacifistas de Mandela se transformaram: ele passou a liderar uma resistência armada que se utilizava de técnicas para destruir propriedades do governo a fim de lutar contra o apartheid. Por esses fatos ele foi detido e preso em 1962.
Conquistas do Mandela
O maior feito de Nelson Mandela foi unificar a África do Sul e