Introdução Comportamento organizacional
O termo Comportamento Organizacional relaciona-se de modo particular com questões sobre cultura organizacional, liderança, personalidade e emoções, percepção e tomada de decisão, valores, atitudes, satisfação com o trabalho, poder e política, conflito e negociação, mudança organizacional, comunicação, motivação, entre outros estudos que podem afetar os envolvidos (ROBBINS, 2006)
A comunicação é considerada um fator essencial e muito importante para a eficácia de uma empresa. As falhas de comunicação podem ser consideradas uma das principais forças que impedem o bom desenvolvimento do grupo.
À medida que as organizações se modernizam, em busca de novas tecnologias, pessoas qualificadas e métodos eficazes, visando à melhoria de sua empresa, interesses e objetivos aumentam na mesma proporção. O que leva, muitas vezes, a conflitos, resultando em prejuízos às organizações .
Junto com o desenvolvimento há desavença, problemas, oportunidades e ameaças. O grande desempenho utilizado para se progredir, sempre andou lado a lado com as barreiras e obstáculos. Para qualquer entidade, independentemente do ramo.
Administrar uma empresa, na época atual, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como liderar, planejar, organizar, supervisionar. As ameaças às organizações, vindas dos seus consumidores, e da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
Quanto maior a clareza das informações sobre o ambiente, quando maior for o conhecimento das relações causais e quanto menor for o tempo de retroação, tanto maior será o grau de certeza que a empresa pode possuir a respeito do ambiente que a circunda e envolve. (CHIAVENATO,1994, p.18) Este projeto justifica-se pela a intenção de transmitir para a empresa que ela precisam se dar conta de que simples opiniões podem mudar drasticamente a empresa em termos tanto financeiros quanto humanos. Financeiros