Infertilidade Humana
Infertilidade Humana
Aluna: Gabrieli Ramalho Finger
Série: 2º A
Introdução
Define-se, habitualmente, um casal infértil como aquele que não obtém gestação após manter relações sexuais, regularmente, pelo período de um ano, sem o emprego de qualquer método de anticoncepção. Nessas condições, um casal jovem (menos de 30 anos), tem em torno de 20% de chance de conceber a cada mês. Isto significa que é essencial aguardar certo período para permitir que o casal engravide de forma natural. Entretanto, mesmo aguardando um tempo adequado, 10 a 15% dos casais em idade reprodutiva apresentam dificuldades de gestar.
A incidência de infertilidade na população, em geral, é em torno de 10 a 15%. Entretanto, os casos de infertilidade são muito mais freqüentes quando a idade da mulher é mais avançada.
PREVALÊNCIA DE INFERTILIDADE
IDADE DA MULHER
1 entre 7 casais
30 - 34 anos
1 entre 5 casais
35 39 anos
1 entre 4 casais
40 44 anos
Geralmente, espera-se 12 meses de relações regulares, sem o uso de método anticoncepcional, para se iniciar a investigação do casal.
Isto acontece porque só ao final de um ano de relações sexuais regulares desprotegidas é que a probabilidade de um casal conceber um filho é de 100%, porque esta probabilidade é calculada mensalmente e acumula ao longo dos meses, chegando aproximadamente aos 100% ao fim dos 12 meses. 1º Mês – 20% de probabilidade de engravidar
2º Mês – 36% “ “ “
3º Mês – 45 % “ “ “
12 Meses – 98 % “ “ “
Após este tempo, 90% dos casais normais terão engravidado. Como a idade da mulher é o fator prognóstico mais importante para o sucesso dos tratamentos em infertilidade, em mulheres com mais de 35 anos, podemos iniciar a investigação após 6 meses de tentativas.
Algumas definições:
> A infertilidade pode ser primária ou secundária: