badminton
Ano letivo: 2014/2015
Principais fatores que afetam a fertilidade humana
Trabalho realizado por: Ana Rita Loureiro Gonçalves
Disciplina: Biologia
Professora: Glória Pereira
Introdução
A fertilidade pode ser entendida como uma forma de realização pessoal e levar-nos a pensar na incapacidade em procriar como uma falha em atingir o destino biológico. Esta incapacidade também pode ser um estigma social. Um em cada seis casais apresenta problemas de fertilidade e para 20% deles o único modo de obter gestação é através do recurso a técnicas de reprodução medicamente assistida.
O estudo das técnicas de reprodução medicamente assistida, que permitem a um casal recuperar a esperança em serem pais, implica o conhecimento dos fatores de infertilidade masculinos e femininos, das suas causas, consequências e formas de controlo e tratamento.
A infertilidade é um termo usado para mulheres que não podem engravidar e para homens que não podem engravidar uma mulher. Nas mulheres, a infertilidade é usada para aquelas que estão em idade reprodutiva, e não aquelas que não têm fertilidade porque já passaram da menopausa. Mulheres que podem engravidar, mas não conseguem levar a gravidez até o nascimento do bebê, também podem ser consideradas inférteis.
Causas da Infertilidade
A falta de fertilidade não tem uma única causa porque a gravidez é decorrente de uma cadeia de vários acontecimentos. A infertilidade pode ser causada por problemas da mulher ou do homem.
Infertilidade feminina
Não havendo fertilidade da mulher encontramo-nos perante casos de infertilidade e esta infertilidade tem várias causas.
Ovulação- Uma das causas mais comuns é a ausência de ovulação que pode dever se à reduzida produção de FSH e LH pelo complexo hipotálamo- hipófise, ou à incapacidade de os ovários responderem à variação da concentração destas hormonas ao longo do ciclo.
Anomalias nos