Badminton
Afirma-se que o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo, e que, dentre aqueles que usam raquetes, é o que o objeto rebatido ganha maior velocidade, chegando a atingir 350 quilômetros por hora.
Esporte de origem indiana foi posteriormente levado por oficiais ingleses à Inglaterra, para uma cidade de nome Badminton, local onde a modalidade foi adaptada e tomou a forma que apresenta atualmente.
As dimensões oficiais da quadra são de 6,1 metros de largura por 19,80 metros. A rede que marca a divisão da quadra é posicionada a 1,55 metros do solo. A peteca é bem leve, constituída por dezesseis penas de ganso.
A partida é iniciada sempre a partir do “cara e coroa” ou de disputa com a própria peteca. Ao jogador que começará a partida, é permitido que escolha o lado da quadra em que irá servir. Após o primeiro ponto, segue-se uma regra: sempre que o resultado do placar for par, o jogador deve se posicionar no lado direito da quadra, e se for ímpar, posicionar-se-á no lado esquerdo. Deve-se lembrar que o serviço deve ser feito sempre na diagonal de sua posição em quadra. Caso o jogador ganhe o ponto, também chamado de “rally”, ele continua a servir, mas muda o lado do serviço.
Durante a partida, as faltas ocorrem quando: a) a roupa do atleta ou sua raquete tocarem a rede; b) se a peteca acertar o jogador, o teto ou sua roupa; c) quando a peteca cair fora das linhas da quadra; d) se ocorrer invasão para o lado da equipe adversária; e) se golpearem duas vezes a peteca do mesmo lado da quadra; f) se a peteca for servida para sua dupla (do mesmo lado da quadra); g) se o servidor movimenta-se para rebater na peteca e a erra.
A partida consiste de um total de três games, vencendo o jogador que ganhar dois games primeiro. Os