Infertilidade
Infertilidade é uma doença que afeta um em cada dez casais em idade fértil, é muito importante que este casal procure assistência médica especializada. O primeiro passo do médico ou da clínica especializada é realizar exames no casal procurando as causas da baixa de fertilidade. Costuma-se chamar isto de Pesquisa Básica de Fertilidade. É fundamental que o casal procure o médico conjuntamente e que os exames sejam feitos no casal. Tal fato se justifica por dois motivo:
1. Primeiro pela oportunidade do especialista discutir o planejamento da pesquisa e depois do tratamento com o casal. 2. Segundo pela possibilidade de ambos terem problemas de fertilidade.
É um absurdo o tratamento de apenas um membro do casal sem conhecer se o outro tem capacidade reprodutiva plena. A Pesquisa Básica de Fertilidade mostra as causas da infertilidade. Os sintomas são silenciosos e confundem-se com a própria conseqüência: ausência de um bebê. De características confusas e multifacetadas, a infertilidade afeta todos os aspectos da vida dos "doentes" - a auto-estima, a capacidade de planejar o futuro, o próprio relacionamento do casal consigo e com os outros - e, claro, profundos sentimentos de culpa. A experiência da infertilidade conduz a um estado de frustração e nervosismo incomparáveis a quaisquer outras situações de saúde.
Causas da Infertilidade
Os exames realizados no casal identificam as principais causas de infertilidade. Das causas de infertilidade, 30% são de causa masculina, 30% de causa feminina, 30% são de causa feminina e masculina e 10% de causas indeterminadas. Em 30% dos casos ambos os membros do casal tem problemas. Após identificadas as causas será proposto ao casal um plano de tratamento.
Causas Masculinas
1. Diminuição do número de espermatozóides; 2. Pouca mobilidade dos espermatozóides; 3. Espermatozóides anormais; 4. Ausência da produção de espermatozóides; 5. Vasectomia; 6.