Infecção hospitalar
É toda e qualquer infecção que tenha relação com o período de internação ou com os procedimentos hospitalares recebidos pelo paciente, e que se apresente durante o período de internação ou mesmo após alta.
Causas de infecções hospitalares: As causas da infecção hospitalar são, esterilização e desinfecção inadequada dos artigos e equipamentos, quebra nas rotinas de limpeza do hospital, quebra dos procedimentos de rotina da enfermagem e médica.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) nasceu no ano de 1970 com o intuito de conhecer os índices de infecção hospitalar e deixá-los nos valores considerados aceitos pelo Ministério da Saúde, seguindo rigorosamente normas e portarias especificas da Vigilância Sanitária, promovendo ações de prevenção às infecções. Mantendo assim a qualidade dos serviços oferecidos à população e segurança de seus pacientes visando controlar as infecções hospitalares através de ações que objetivam prevenir e reduzir a incidência desse tipo de infecção.
O trabalho de controle não envolve apenas a comissão, mas toda equipe do hospital. Inspecionando também as condições de trabalho de todo ambiente do hospital, como o centro cirúrgico, emergência,farmácia e atendimento ambulatorial, bem como também nas áreas de apoio como o serviço de higiene hospitalar e realizando auditorias nos prestadores de serviços como lavanderia e laboratório.
Os profissionais que participam de uma comissão de infecção hospitalar (CCIH) devem, necessariamente receber treinamento para atuarem nessa área. Um dos regulamentos do Ministério da Saúde, é que é imprescindível a manutenção de no mínimo, uma médico e uma enfermeira na comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) de cada hospital. Outros profissionais da saúde também participam da CCIH do hospital como: microbiologistas, epidemiologistas, farmacêuticos, representantes médicos da área cirúrgica, clínica e obstétrica.
Tem como funções:
• Detectar casos de