Infecção Hospitalar
HOSPITALAR
CCIH
Comissão de Controle de Infecção
Hospitalar
Enfermeira Professora: Telma Regina Reis Dias Guillen
Infecção Hospitalar
• O que é infecção?
É uma doença que envolve microrganismos (bactérias, fungos, vírus e protozoários).
Inicialmente ocorre a penetração do agente infeccioso (microrganismos) no corpo do hospedeiro
(ser humano) e há proliferação (multiplicação dos microrganismos), com consequente apresentação de sinais e sintomas (febre, dor no local afetado, alteração de exames laboratoriais, debilidade....... )
As infecções podem acometer partes do corpo, ou disseminar-se pela corrente sanguínea, a localização da infecção depende do tipo de microrganismo.
• O que é Infecção Hospitalar?
A infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa (infecção) que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial.
Por exemplo: procedimentos ambulatoriais (cateterismo cardíaco, exames radiológicos com utilização de contraste), retirada de pequenas lesões de pele e retirada de nódulos de mama, entre outros.
A manifestação da infecção hospitalar pode ocorrer após a alta, desde que esteja relacionada com algum procedimento realizado durante a internação. Somente um profissional treinado (médico ou enfermeiro com qualificação especial em Infecção Hospitalar) pode relacionar sinais e sintomas de infecção com procedimentos realizados em unidades de saúde e realizar o diagnóstico de infecção hospitalar.
Historia da Infecção Hospitalar
Ignaz Philipp Semmelweis, médico obstetra é considerado o pai do controle de infecções hospitalares.
Em meados de 1840, este médico observou diferença de número de casos de infecções puerperais
(infecções pós-parto) em duas clínicas do hospital de Viena. Na primeira clínica, as gestantes eram examinadas por estudantes de medicina que circulavam livremente entre a sala de autópsia e nesta enfermaria. Na segunda clínica, os