infancia
PEDAGOGIA
ANDRÉIA DIAS CASTILHO
IRIAN PIMENTA GONÇALVES regiane vieira da cunha rosimere cristina santos dias
SARAH CAETANO REIS
infância
Uma abordagem do objetivo e aprendizagem
Ibirité
2012
ANDRÉIA DIAS CASTILHO
IRIAN PIMENTA GONÇALVES regiane vieira da cunha rosimere cristina santos dias
SARAH CAETANO REIS
infância uma abordagem do objetivo e aprendizagem
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação da Criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantel, Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização I.
Prof. Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bõas, Raquel Franco.
Ibirité
2012
INTRODUÇÃO
Desde o nascimento até o fim da vida as pessoas passam por diversas fases de aprendizagens e aquisição de conhecimentos. Os primeiros anos de vida de uma criança é muito importante no seu desenvolvimento, que muitas das vezes não saõ valorizados. Pequenos estimulos e interferência dos adultos fazem muita diferença noseu crescimento.
Portanto, pensando nesse contexto, neste trabalho mostra uma reflexão sobre as práticas educativas que favorecem um bom trabalho pedagogico dentro das instituições de ensino, com pesquisa de campo de entrevistas de profissionais que trabalham com crianças de 0 a 5 anos.
DESENVOLVIMENTO
As crianças são o resultado de suas experiências. Para compreender seu desenvolvimento é preciso considerar o espaço em que elas vivem a maneira como constroem significados, as práticas culturais etc. A sua construção do conhecimento começa ate mesmo antes de nascer, com estimulos externos, por exemplo, sons, ruidos, do ambiente. A criança