Indústria Nacional
Neste trabalho iremos falar da industria portuguesa onde iremos destacar pontos como a sua evolução, as suas principais características e problemas e a sua localização.
A evolução da industria (pedro)
Esta evolução da indústria foi possível graças a vários avanços tecnológicos que alteraram a sociedade portuguesa da altura e a sua economia tornando-a bastante mais desenvolvida. Esta nova industria, mesmo chegando atrasada, acentuou-se mais nos anos de 1960 até 1973. Este período ficou conhecido como a fase de ouro.
A fase do ouro.(pedro)
Esta fase foi, para a indústria portuguesa, uma das mais importantes pois foi nesta altura que as industrias mais se desenvolveram economicamente. Este desenvolvimento deveu-se a três fatores que são as políticas industriais, a abertura da economia ao exterior e o crescimento da economia mundial e europeia.
Politicas industrialistas (André)
Estas políticas podiam ir desde o investimento em infraestruturas públicas, aos incentivos fiscais aos investidores privados e á facilidade de acesso ao crédito que incentivava a industrialização e reorganização das indústrias tradicionais.
Abertura da economia ao exterior (André)
Esta abertura da economia portuguesa ao exterior permitiu que o investimento estrangeiro aumentasse juntamente com a instalação de empresas multinacionais. Isto foi possível devido a adesão de organizações como a OCDE (organização para a cooperação e desenvolvimento económico), FMI e EFTA (associação europeia de comercio livre).
Crescimento da economia mundial e europeia (césar/pedro)
Com o desenvolvimento da economia Portugal começou a produzir e a exportar mais produtos para o estrangeiro.
Localização da indústria Portuguesa.(pedro)
A grande maioria das indústrias em Portugal situam-se no norte do pais devido a sua elevada mão-de-obra, facilidade de comunicação e de se situar perto do litoral, onde se situam grande parte das indústrias tradicionais. Para