Ergonomia
Segundo a diretora da ErgonLider Carolita Vasconcelos, fisioterapeuta do trabalho e mestre em Ciências da Saúde, o principal objetivo da ergonomia é promover o máximo de conforto e eficiência no ambiente de trabalho. “Isso é feito por meio de adaptações, quando necessário, mas principalmente com orientações aos funcionários, como forma de educação continuada. Isso gera otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade”, disse.
É justamente por isso que o local de trabalho precisa oferecer conforto, independente da função realizada. “Em geral, as pessoas passam de 6 a 8 horas por dia sentadas diante de um computador. Em um ano, são mais de 1.700 horas trabalhadas. Se a postura for inadequada, em alguns meses podem aparecer problemas nos membros superiores ou até mesmo na coluna”, afirmou.
As ocorrências vão desde uma simples lombalgia, caracterizada por dor na região lombar da coluna, ou cervicalgia, identificada como dor na região da coluna cervical. Nos casos mais graves, pode-se encontrar escoliose, que é o encurvamento anormal da coluna vertebral, e até mesmo hérnia de disco, que é a lesão dos discos que compõem a coluna vertebral.
Por isso, é importante adotar algumas medidas práticas no dia-a-dia, para evitar problemas futuros. Confira algumas dicas:
- Em um escritório é preciso estar atento à postura durante todo o dia;
- É importante escolher a cadeira certa para cada função e biotipo, e também utilizar apoio de pés quando necessário;
- O monitor deve estar na altura dos olhos, o teclado e o mouse bem próximos ao colaborador que deve estar sentado perto