Pacto nacional da industria química
Apresentação
A sustentação do crescimento da economia brasileira nos próximos anos, bem como o aproveitamento do potencial da biomassa e das oportunidades criadas pela futura exploração do pré-sal, exigirão significativos investimentos na indústria química, setor responsável pelo fornecimento de uma grande variedade de insumos e produtos a todas as cadeias produtivas e, também, ao consumidor final.
A premência e a importância desses investimentos — estratégicos em um País que almeja situar-se entre as cinco maiores economias do mundo — estão espelhadas no vertiginoso crescimento das importações e, consequentemente, do déficit na balança comercial de produtos químicos.
O Pacto Nacional da Indústria Química vai além da quantificação dos investimentos. O estudo define os compromissos da indústria química com o desenvolvimento econômico e social do País e aponta os principais entraves que freiam as decisões dos investidores, nacionais e estrangeiros, em ampliar negócios no setor químico brasileiro. A remoção desses obstáculos é fator essencial para abrir o caminho que leva ao fortalecimento e sustentabilidade da economia brasileira.
São Paulo, junho de 2010
Conselho Diretor da Abiquim
Índice
Sumário Executivo
4
1. Introdução
6
2. O tamanho do desafio
9
3. Alicerces da proposta
19
4. Compromissos da indústria química com o desenvolvimento brasileiro
20
5. Necessidades da indústria química
29
Conselho Diretor
36
Sumário Executivo
A indústria química é um dos mais importantes e dinâmicos setores da economia brasileira. Estima-se que, em 2008, a participação do setor no PIB tenha atingido 3,1%. Considerando o PIB industrial, a indústria química detém a terceira maior participação setorial do Brasil, alcançando 10,3%, segundo a Pesquisa Industrial Anual 2007 do IBGE. A indústria química brasileira faturou, em 2008, US$ 122 bilhões, o que a coloca na nona posição no