Industrias petroliferas
Engenharia de Produção: 7° Semestre
Aluno:Rogério Ildebrando Teodoro RA:1091139231
MRP: O controle de estoques associado à ferramenta MRP (Material Requirement Planning) constitui um fator determinante para a redução de custos e conseqüentemente a maximização dos lucros de uma organização. Atualmente, tempo em que as empresas buscam agilidade nos processos de produção esta ferramenta acaba por servir também como facilitadora dos procedimentos de compra e de recebimento para que sejam executadas com exatidão. O principal obstáculo a ser vencido é encontrar o método mais eficaz para atingir o ponto ideal de emissão das ordens de compra, aliado à complexa estrutura para a entrega pontual de matéria-prima.
MRP II: é um sistema hierárquico de administração da produção, em que os planos de longo prazo de produção, agregados (que contemplam níveis globais de produção e setores produtivos), são sucessivamente detalhados até se chegar ao nível do planejamento de componentes e máquinas específicas. Sistemas MRP II são em geral disponíveis no mercado da forma de sofisticados pacotes para computador. Estes são em geral, divididos em módulos, que têm diferentes funções e mantêm relações entre si. Os pacotes comerciais disponíveis guardam entre si grade similaridade quanto aos módulos principais e lógica básica.
ERP: O ERP ou sistema de gestão integrada, é um pacote de softwares que vão automatizar de forma integrada todos os processos de negócios de uma empresa. Por ter um banco de dados que centraliza todas as informações, favorece a consolidação, confiança e agilização na disponibilização das informações úteis ao processo decisório, podendo ser acessadas de qualquer nível da hierarquia organizacional. O ERP também favorece a reengenharia dos processos organizacionais e a disseminação da informação e do conhecimento a quem deles precisar. O seu alto custo e a sua exigência de modificação na cultura das organizações são