Iluminismo
Os ideais iluministas se espalharam por vários países da Europa, mas foi na França, dominada pelo seu antigo regime que eles mais se difundiram. Alguns exemplos:
MONTESQUIEU: Principal teórico do liberalismo político. Defende a tese da separação dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário. Suas idéias se espalhavam pela Revolução.
ROUSSEAU: Expoente dos estudos da democracia moderna, espalhou o pensamento baseado na idéia do "contrato", que garantia os direitos individuais pelo estado, como uma organização política que expressaria a vontade geral da população obre os indivíduos, sem pivilégio de classe. Sua influência foi grande durante a Revolução Francesa.
VOLTAIRE: Defende a liberdade de pensamentos a da igualdade de direitos. Criticou a igreja e os privilégios do clero, manifestando-se contra todas as formas de expressão.
DENIS DIDEROT E JEAN D'ALEMBERT: Foram os responsáveis pela enciclopédia, obra que pretendia reunir todo o conhecimento existente no período. Esse trabalho contribuiu para divulgar as idéias iluministas.
BUFFON: Geógrafo iluminista que desenvolveu a tese de que o ambiente influenciava na formação cultural. Fazendo oposição entre ambientes evoluído ou primitivo. " Luzes na Economia ".
Na economia, os pensadores iluministas desenvolveram duas escolas de pensamento econômico: escola fisiocrata e escola clássica. Os objetivos