Industria petrolífera e de agua no rn
Com os diversos estudos sobre a geologia do RN observou-se a presença de poços contendo agua mineral. Na década de 1960, surgiu a primeira empresa, no ramo da extração e envasamento de agua mineral, a mineração reis magos, localizada no município de Extremoz.
Com o aumento da demanda outras empresas foram criadas para satisfazer o mercado em crescimento, então ambas no município de Parnamirim surgiram em 1973 a Santa Maria e em 1982 a Indaiá.
O que marcou o início de uma nova fase nessa indústria foi a criação do garrafão de 20 litros possibilitando que a agua mineral pudesse alcançar as indústrias e escritórios não só as casas, bares, restaurantes...
Com o comprometimentos das águas dos nossos lençóis freáticos e a queda da qualidade dos principais aquíferos que abastecem a cidade de Natal, aumentou a procura por água mineral principalmente a partir da década de 1990. Isso fez com que pesquisas descobrissem novos lugares produtores de água como Extremoz, Mossoró, macaíba, entre outros.
Petróleo
As atividades petrolíferas no nosso estado começaram em 1951, após o mapeamento sísmico preliminar das condições geológicas do nosso estado.
A Petrobrás iniciou o trabalho de sondagem com o objetivo de “testar a anomalia sísmica”, localizada na região de Gangorra, no município de Grossos, em janeiro de 1956. Três meses depois, foi aberto o primeiro posso, que apesar de estudos apontarem a presença de óleo e gás não eram em quantidade suficiente para mercado. Em 1966 o prefeiro de Mossoró, contratou uma empresa para perfurar um poço na praça Padre Mota. Durante meses jorrou óleo com água, que a população carente usava para acender as lamparinas.
Atualmente o RN é um dos maiores produtores de petróleo do país, durante a história a Petrobrás investiu mais de 21 bilhões de dólares. A produção do petróleo no estado tem promovido ao longo desse período um desenvolvimento econômico e social de dezenas de municípios. Atualmente a produção do estado é de 100 mil