O petróleo e gás no mundo, no brasil e no rio grande do norte.
O trabalho seguinte abordara assuntos relacionados ao Petróleo e Gás destacando pontos essenciais desses combustíveis fosseis como a história, importância, produção e consumo, abrangendo a área mundial, o Brasil e o Rio Grande do Norte.
1 Histórico da Indústria do Petróleo e Gás
1.1 Mundo
O petróleo tornou-se uma fonte de energia dominante por sua facilidade de produção, transporte e uso, tornou-se uma matéria chave do desenvolvimento do século XX, e possivelmente do inicio do século XXI, inicialmente, a indústria petrolífera localizava-se nos Estados Unidos.
No entanto, na medida em que houveram inovações tecnológicas e organizações foram criadas, seu custo foi reduzido; a eficiência funcional e o consumo aumentaram em outras regiões, como na Europa e na Rússia. Além disso, novas áreas de produção foram descobertas no Oriente Médio globalizando a indústria do petróleo.
Grandes companhias passaram a atuar de forma integralmente verticalizada e internacionalizada, com o objetivo de controlar os mercados internacionais. A relevância da Indústria Mundial de Petróleo (IMP), para a economia mundial de energia, da dependência dos setores industriais e de transporte, da correlação entre o preço do petróleo e dos preços de outras fontes energéticas, além do petróleo representa um fator político importante na relação internacional e entre países individualmente.
O primeiro choque do petróleo ocorreu em 1973, quando os países do Oriente Médio descobriram que o petróleo é um bem não-renovável e que, por isso, iria acabar algum dia.Os produtores então diminuíram a produção, elevando o preço do barril de US$ 2,90 para US$ 11,65 em apenas três meses. Como o petróleo já representava 40% do consumo mundial de energia, houveram conflitos políticos internacionais que acentuaram a instabilidade dessa indústria.
Com os Estados Unidos na condição de maior dependente e maior consumidor mundial de petróleo, outra coisa não se poderia esperar deles senão