Efluentes de indústrias petrolíferas
RESUMO
O setor industrial vem crescendo rapidamente nos últimos anos e, embora tragam empregos e outro benefícios para as regiões onde se instalam, as indústrias também implicam muito com a estabilidade do meio-ambiente. Entre todos os segmento industriais que existem, a petrolífera é uma das que lançam mais substâncias nocivas no meio-ambiente. Seus efluentes são altamente perigosos à vida dos animais, inclusive do homem, podendo desenvolver câncer e danos irreparáveis à saúde. Na prevenção disso, são usados diversos métodos e equipamentos para o tratamento destes efluentes. Tratamentos que podem remover substâncias e partículas de todas as formas e, também, combina-los para que sejam despejados com um menor grau de perigo a qualquer tipo de vida existente no ambiente. Neste trabalho iremos conhecer alguns métodos de tratamento e os específicos para cada matéria-prima e até para cada substância que as compõe.
Palavras-chave: Petróleo; Efluentes; Tratamento de efluentes; Industrias petrolíferas; Meio-ambiente.
INTRODUÇÃO
Durante o processo de produção das indústrias são gerados efluentes que podem contaminar o solo e a água. Cada efluente tem seu modo de ser tratado pois, suas composições físicas, químicas e biológicas variam de acordo com segmento industrial, seja ele alimentício, mineração e etc.
Efluente líquido industrial é o despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico. NBR 9800/1987.
A prevenção à poluição refere-se a qualquer prática que vise a redução e/ou eliminação, seja em volume, concentração ou toxicidade, das cargas poluentes na própria fonte geradora. Inclui modificações nos equipamentos, processos ou procedimentos,