industrialização
Uma das habilidades mais importantes que um empreendedor pode ter é a capacidade de motivar a sua equipe. Essa motivação não significa somente mais produtividade, mas é o nível de envolvimento de cada um com a empresa e o compromisso com o crescimento e o sucesso do negócio. Em mais de 20 anos de experiência como empresário, Ilya Pozin, colunista do portal norte-americano para pequenas empresas Inc.com, aprendeu nove coisas que são capazes de motivar muito mais que um aumento de salário. Sim, isso é possível. Veja como.
Seja generoso quanto aos elogios
Todo mundo gosta e é uma das coisas mais fáceis de fazer. Quando vem da diretoria, então, os efeitos podem ser significativos. Reconheça toda melhoria que perceber, e quando já estiver confortável com isso, tente elogiar seus funcionários na frente dos colegas.
Livre-se dos gerentes
Parece insensato? Tente. Remover o gerente ou supervisor de projeto pode deixar a equipe mais confiante e unida. Pior do que deixar um supervisor na mão é deixar o time todo na mão. Por isso, a liberdade de trabalhar sem um gerente direto fortalece esse sentimento de responsabilidade.
Faça deles as suas ideias
Ninguém gosta de receber ordens. Em vez de dizer às pessoas o que você quer que elas façam, pergunte a elas de uma maneira que as faça sentir como parte da ideia. Experimente trocar o “quero que você faça o seguinte” pelo “o que você acha se fizermos assim?”.
Não critique ou corrija
Ninguém quer ouvir que fez alguma coisa errada. Se você quiser desmotivar a equipe rapidamente, faça isso. Na hora de corrigir o trabalho dos subalternos, tente um enfoque mais indireto para que as pessoas reconheçam os próprios erros e aprendam com eles. Faça perguntas, como “será que essa foi a melhor maneira de resolver o problema?” ou “você tem alguma ideia de outra coisa que poderia ser feita?”.
Faça com que todos sejam líderes
Destaque as qualidades de seus melhores empregados e