INDUSTRIALIZAÇÃO NO CANADÁ E JAPÃO
A revolução Industrial do Canadá e do Japão ocorreu no fim do século XIX. No Canadá devido a sua independência política ter ocorrido apenas em 1867. Quanto ao Japão, até o século XIX era um país feudal e agrícola, que vivia completamente fechado às influências do Ocidente. Essa situação mudou a partir de 1868, quando o poder político que estava fragmentado entre os senhores feudais foi centralizado pelo imperador, pertencente à dinastia Meiji.
O Canadá é um país localizado no extremo norte do continente americano, que possuí duas línguas oficiais: Francês e Inglês. Conta com uma população de aproximadamente 31 milhões de habitantes. É o segundo país mais extenso do mundo, porém por estar localizado no círculo polar Ártico, sua ocupação é restrita pelos rigores climáticos. Considerado uma “potência mineral”, possuem reservas minerais de zinco, urânio, titânio, níquel, cobre, chumbo, cobalto, minério de ferro, ouro, e fontes de energia, como petróleo, carvão mineral e gás natural. Outro recurso natural fez do Canadá o primeiro produtor de papel e celulose: a taiga canadense. Grande dependente da economia dos Estados Unidos, o Canadá é exportador da agricultura desenvolvida nas Planícies centrais Canadenses, onde a produção local é controlada pelas empresas alimentícias norte-americanas.
Industrialização canadense: A industrialização canadense consolidou-se após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A partir dos anos 1940, a grande diversidade mineral atraiu o capital e empresas dos Estados Unidos que ali se instalaram. Mais de 70% da produção industrial canadense é exportada para os Estados Unidos.
No Japão, o processo de industrialização ocorreu entre 1868 a 1912, durante a Era Meiji. Onde os imperadores tomaram medidas essenciais para a modernização do país. Como: Instalações de indústrias de bens de produção, investimentos na educação, investimentos na indústria feito pelos Zaibatsus e o culto à disciplina, incentivado