Industria no Canadá e Japão
Introdução Desde o início do século XIX as indústrias se concentravam em países como Japão, Estados Unidos, Canadá e, principalmente, nas nações europeias, em especial no Reino Unido. Entretanto, a partir de 1950, ocorreu o processo de industrialização em diversos países do mundo que ficaram conhecidos por diferentes classificações: Países Subdesenvolvidos Industrializados, Novos Países Industrializados, Economias Emergentes. Outro aspecto em comum entre essas nações é a dependência de tecnologia dos países desenvolvidos. O Canadá fazendo parte de um desses países ocupa praticamente toda a metade norte da América do Norte. O único país que se limita com o Canadá são os Estados Unidos, localizado ao sul do país e a noroeste com o Estado do Alasca. Ao norte localiza-se o Oceano Ártico, a oeste, o Oceano Pacífico, e a leste, o Oceano Atlântico.
Características:
Área: 9.970,6/0 Km²
Capital: Ottawa
Idioma: Inglês 59.3% (oficial); Francês 23.2% (oficial).
Religião: Católico 42.6%; Protestante 23.3%.
População: 32.000.000
Expectativa de vida: 81,29
Moeda: Dólar Canadense
Composição por setor→ Agricultura: 2,3%; Indústria: 26,4%; Serviços: 71,3% (est. 2009).
Taxa de desemprego: 8,3% (est. 2009)
Exportação: Veículos automotivos e peças, maquinário industrial, aviões, equipamentos de telecomunicação, produtos químicos, plástico, fertilizantes, insumo para fabricação de papel, madeira, petróleo, gás natural, eletricidade, alumínio.
Importação: Maquinário e equipamentos, veículos automotivos e partes, petróleo, produtos químicos, eletricidade e bens de consumo duráveis. Ottawa
Ocupação dos Franceses e Ingleses
O Canadá é a sétima potência do Grupo dos Sete. É um país rico em minérios e combustíveis fósseis. Isso o torna um grande exportador de matérias-primas minerais, combustíveis fósseis e alimentos.