Industria medicamento
1.Introdução:
A Indústria farmacêutica é responsável por produzir medicamentos. É uma atividade licenciada para pesquisar, desenvolver, comercializar e distribuir drogas farmacêuticas. Muitas das companhias da indústria farmacêuticas surgiram nos finais do século 19 e início do século 20. As principais descobertas aconteceram em torno das décadas de 1920 a 1930. Nos últimos anos surgiram no Brasil os medicamentos genéricos que são alternativas às medicações tradicionais.
De um modo geral, uma indústria farmacêutica fabrica e comercializa seus medicamentos somente após um longo processo de pesquisas, descobertas e testes dos remédios desejados, após meses ou anos de investimentos. Quando um medicamento é fabricado através de uma fórmula descoberta por uma determinada empresa, busca-se a obtenção de patentes, para que outras indústrias tenham que pagar royalties, caso desejem também fabricá-lo. A maior parte do investimento é recompensada pelo lucro advindo da venda de royalties e da comercialização direta dos medicamentos.
Porém, as indústrias farmacêuticas, principalmente nas últimas décadas, sofrem por possuírem uma imagem negativa, fruto da relação entresaúde e mercado. As pesquisas na área, para busca e aperfeiçoamento de determinados medicamentos, podem chegar à casa dos bilhões de dólares.
Em ambito internacional, a indústria farmacêutica se caracteriza como um oligopólio diferenciado baseado na inovação e nas ciências, pois a criação de novos produtos é prioritário em relação às economias de escala e custos de produção. O setor farmacêutico se caracteriza por uma forte dinâmica centrada em pesquisa e desenvolvimento, produção industrial e comercialização com altos investimentos e estratégia de competição focada na diferenciação de produtos.
O estagio supervisionado em industria farmacêutica ocorreu nas instalações da Faculadade Anhanguera de Anapolis no período de 10 de agosto de 2011 à 31 de agosto de 2011 onde ali podemos ter uma pequena