industria farmacêutica
Após a Segunda Guerra Mundial, a indústria farmacêutica (IF) consolidou-se como importante e lucrativa atividade econômica A história dos medicamentos e do lugar que passam a ocupar na prática médica está intimamente associada às transformações operadas nas formas de produzir e consumir remédios, fenômenos que podemos situar no século passado, particularmente após a Segunda Guerra Mundial. Neste contexto histórico, incluímos ainda a questão do crescimento da sociedade de consumo como substrato para os diversos ramos da economia, entre eles a indústria farmacêutica (PERES; JOBE, 2010). A indústria farmacêutica é responsável pela produção de medicamentos, embora seja também uma atividade de desenvolvimento, pesquisa, comercialização e distribuição de medicamentos (BRITO; PONTES, 2009).
Além da indústria de medicamentos, na qual o farmacêutico é responsável pelo controle de qualidade, supervisão de produção, desenvolvimento de novos produtos,garantia da qualidade, assuntos regulatórios e farmacovigilância.o profissional farmacêutico pode atuar em diversas industrias,como na de alimentos,bebidas,cosméticos.
Segundo o Conselho Regional de Fármacia, no histórico das indústrias maranhenses consta que a Química Norte foi a pioneira no estado, e a partir da criação da fórmula do Guaraná Jesus foi reconhecido o primeiro laboratório, que posteriormente foi registrado como indústria, pois produzia medicamentos. Atualmente, a marca passa a fazer parte do portifólio de produtos da Coca-Cola. Outra grande indústria conhecida no Maranhão foi a Merck, a qual era especializada na produção de colírios.
A importância deste estudo foi atribuída ao reconhecimento histórico das indústrias, em especial as maranhenses. Proporcionando assim, uma maior compreensão acerca da atuação farmacêutica.
2 INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
2. 1 Histórico
No Brasil a indústria farmacêutica teve seu desenvolvimento entre 1890 e 1950, portanto mais tardiamente do que